Campo Grande (MS) - O verão no país será marcado pelos efeitos do El Niño (fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico), de acordo com a especialista em meteorologia, Franciane Rodrigues. Entrevistada no programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, ela fez esta e outras previsões sobre como se comportará o clima nos próximos meses, e o que o sul-mato-grossense deve esperar para a estação mais quente do ano.
“Muito calor, alta umidade, nuvens com potencial de tempestade e ventos fortes – na região sul do estado- é o que podemos aguardar para este período. Tivemos muitas chuva nos primeiros quinze dias de outubro, não é normal sua intensidade nesta época do ano. Nessa transição do período seco para o chuvoso era esperado um acumulado de precipitação atmosférica de 150 mm nesse mês, sendo que em alguns municípios de Mato Grosso do Sul a precipitação já chegou a 230 mm, muito acima da média”, informou Franciane.
A prevalência do El Niño no verão brasileiro foi outro fator apontado pela especialista para explicar o aumento significativo das chuvas em várias regiões:
“ A expectativa chega a 70% da incidência de formação do El Niño nos meses de verão. O fenômeno terá uma intensidade fraca e de menor duração, contudo provocará mais chuvas, que serão um pouco acima da média”, considerou.
Segundo Franciane “a defesa civil é alertada antecipadamente nas áreas de risco onde podem ocorrer as tempestades. Os interessados em também receber o alerta basta se cadastrarem no nº 40199, enviando um SMS com a informação do CEP da localidade onde moram”, orientou.
Entre as orientações da defesa civil durante os temporais estão não buscar abrigo embaixo de árvores, evitar locais propícios ao alagamento, bem como banhos em chuveiro ou piscina, e retirar da tomada aparelhos elétricos
O que é El Niño
O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
Este fenômeno costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos (em regiões tropicais de latitudes médias), padrões de vento e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses, e ele acontece de forma irregular (em intervalos de 2 a 7 anos).
Bom Dia Campo Grande – Programa da 104.7 FM Educativa, veiculado de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. A apresentação é de Anderson Barão e Maristela Cantadori, e a produção de Rose Rodrigues e Allisson Ishy. O ouvinte pode participar da atração pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com
Por: Júlia Torrencilha - Portal da Educativa
Publicado por: