Campo Grande (MS) - O CEMTEC/MS-Agraer participou da inauguração da Estação Meteorológica instalada na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís no dia 09 de agosto de 2016.
A iniciativa do projeto foi do Professor de Física Ricardo Capiberibe que ministra aulas de Climatologia/Meteorologia na Atividade Continuada Optativa oferecida pela escola aos alunos.
Popularmente conhecida como "Oficina de Meteorologia", o professor tem por objetivo despertar a curiosidade dos alunos mostrando a importância da meteorologia na sociedade. Inicialmente, a oficina trabalhava assuntos de física da atmosfera, climatologia e meteorologia com instrumentos de baixa precisão. Para conseguir resultados mais satisfatórios, foi realizado a compra de uma estação meteorológica semi-profissional a partir de investimento próprio do professor e de verbas arrecadadas de eventos realizados pela escola.
A estação é composta de um sensor de umidade e de temperatura, um anemômetro que mede a quantidade de vento, o pluviômetro que mede a quantidade de chuva e sensor de pressão. Os dados coletados pelos alunos através das medições da estação serão disponibilizados em nossa página www.cemtec.ms.gov.br.
Este é o primeiro projeto no Brasil que instala sensores meteorológicos em escolas. A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís é pioneira nesse trabalho desenvolvido com os alunos da rede estadual de ensino. A escola já possui um sensor de campo elétrico em atividade com intuito de alertar a possibilidade de descargas elétricas na região de Campo Grande/MS. Esse projeto, denominado Alerta-Raios, foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Moacir Lacerda, coordenador do Grupo de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LCA-UFMS). A estação meteorológica instalada terá como auxiliar no monitoramento do tempo e promover a pesquisa cientifica juntamente com os alunos.
O CEMTEC/MS-Agraer parabeniza a iniciativa do Professor Ricardo Capiberibe de divulgar a meteorologia a rede de ensino, agradece pelo convite e por disponibilizar os dados coletados pela estação contribuindo com todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Publicado por: