Tendência de precipitação estimada entre os dias 11 a 27 de maio de 2020 com informações do NCEP/NOAA (em anexo o mapa) dividido em dois períodos
Primeiro período: 11 a 19 de maio de 2020 - Neste período, as chuvas retornam a Mato Grosso do Sul, especialmente entre os dias 12 e 15 de maio. Espera-se nessa ocasião a formação de um sistema frontal (frente fria) e cavados a médios níveis da atmosfera que irão intensificar a formação de áreas de instabilidades, podendo provocar chuvas com acumulados significativos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul em até 50 milímetros acumulados no período. Além disso, queda de temperatura é esperada para o final dessa semana em Mato Grosso do Sul, especialmente em municípios da região centro-sul do Estado.
Segundo período: 19 a 27 de maio de 2020 – Neste período as chuvas continuam a atuar em Mato Grosso do Sul, porém de forma concentrada. Conforme o modelo de previsão numérica GFS/NOAA, a chuva estará concentrada entre os dias 19 a 21 de maio com volumes significativos em todas as regiões onde é esperado até 60 milímetros acumulados. Entre os dias 22 a 27 de maio, não há expectativa de chuva e uma nova queda de temperatura é esperada neste intervalo com mínima estimada em torno de 7 °C. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras.
Obs.: Levando em consideração o aumento das chuvas entre 12 a 15 de maio, faz- se necessário atenção as possíveis condições adversas no tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes, raios e queda de granizo. Como os volumes estimados estão altos para o período, decorrente aos sistemas transientes (frentes, cavados e baixas pressões) estimados, atenção a possíveis pontos alagamentos, enxurradas temporárias e transtornos à população que possam eventualmente ocorrer nos municípios.
Foto: Geone Bernardo
Publicado por: Franciane Rodrigues