Tendência de precipitação estimada entre os dias 30 de junho a 16 de julho de 2020 com informações do NCEP/NOAA (em anexo o mapa) dividido em dois períodos
Primeiro período: 30 de junho a 08 de julho de 2020 – As instabilidades retornarão a atuar em Mato Grosso do Sul trazendo possibilidade de chuva com maior acumulado de chuva localizado na parte centro-sul do Estado em até 20 milímetros acumulados no período no dia 01 e 02 de julho. Atuação de ar frio também é esperado neste período 02 a 04 de julho provocando queda acentuada de temperatura em Mato Grosso do Sul. Essa condição descrita caracteriza-se por atuação de frente fria do inverno/2020 no Estado. Entre 05 a 07 de julho, o ar frio enfraquece e as temperaturas voltam a se elevar. As regiões norte e nordeste do Estado, há pouca ou nenhuma expectativa de chuva no período. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.
Segundo período: 08 a 16 de julho de 2020 – Conforme o modelo de previsão numérica GFS/NOAA, as chuvas retornam em Mato Grosso do Sul entre os dias 08 a 10 de julho e 13 e 14 de julho ocorrendo em grande parte do Mato Grosso do Sul com acumulado em até 20 milímetros. As regiões norte e nordeste do Estado, há pouca ou nenhuma expectativa de chuva no período. O grande destaque desse período são as temperaturas baixas estimada entre os dias 08 a 10 de julho e entre os dias 14 a 16 de julho. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.
Publicado por: Franciane Rodrigues