- Primeiro período: 16 a 24 de setembro de 2020
Retorno gradativo das chuvas em Mato Grosso do Sul. No final do dia de sexta-feira (18) uma frente fria atuará no Uruguai e avançará no sábado (19) trazendo condições de chuva entre SC e o PR até o Norte da Argentina e sul da Bolívia.
Para o continente, um cavado na média troposfera reforçará a instabilidade no sábado (19) que poderá chegar nos extremos sul e oeste de SP e o sul e sudoeste de MS com chance para pancadas de chuvas.
No domingo (20), outro fator a se destacar é que com o avanço deste cavado de onda curta e o alinhamento dos ventos em baixos níveis, a instabilidade também se alinhará entre MS e centro-sul de MT, com pouca chuva, porém será uma mudança significativa já que estas áreas vêm sofrendo com os efeitos do tempo mais seco.
Durante a segunda-feira (21), é esperado céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas e na terça-feira (22) as chuvas se espalham em todas as áreas do Estado de Mato Grosso do Sul. No mapa abaixo é possível observar a coloração em azul em todas as áreas, representando pancadas de chuvas de fraca intensidade com acumulado de até 10 milímetros no período.
- Segundo período: 24 de setembro a 02 de outubro de 2020:
Período com chuvas mais significativas em Mato Grosso do Sul. Entre 23 a 27 de setembro as condições de tempo seco, elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Porém, entre os dias 28 de setembro a 01 de outubro as áreas de instabilidades poderão a voltar a se intensificar trazendo condições para chuvas significativas em todas as áreas do Estado.
As regiões pantaneira, central e leste poderão ter os maiores acumulados no período chegando até 50 milímetros, mostrando condições para chuvas de fraca a moderada intensidade na ocasião. Com o período de estiagem prolongado é sempre recomendável atenção as possíveis condições adversas no tempo que podem eventualmente ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes e raios.
Como os volumes estimados estão altos para um curto período, decorrente aos sistemas transientes estimados, atenção a possíveis pontos de alagamentos, enxurradas temporárias e transtornos à população que possam eventualmente ocorrer nos municípios. Vale ressaltar acompanhamento da atualização das condições estimadas, pois podem sofrer alterações futuras.
Fontes: CPTEC – GFS/NOAA – NCEP/NOAA
Foto: Geone Bernardo
Publicado por: Franciane Rodrigues