Nos dias 07 a 11 de outubro chuvas intensas atingiram o Mato Grosso do Sul, devido a passagem de perturbações na atmosfera (cavados), aliado ao fluxo de umidade associado ao jato de baixos níveis que favoreceu o tempo instável. As chuvas intensas e tempestades foram acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nestes dias, os dados observados de acumulados de chuva (mm) seguem nas Tabelas 1 e 2.
Tabela 1. Chuva Acumulada (mm) entre os dias 07 e 11 de outubro nos pluviômetros do CEMADEN.
Tabela 2. Chuva Acumulada (mm) entre os dias 07 e 11 de outubro nas estações meteorológicas do INMET e SEMAGRO.
A previsão para os próximos dias é de tempo instável, com pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Na quinta-feira (dia 14/10) há probabilidade para pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (40-70Km/h) e eventual queda de granizo nas regiões sudoeste, leste, pantaneira e porção sul da região devido ao avanço de um cavado (área alongada de baixa pressão) de onda curta em médios níveis, aliado ao transporte de calor e umidade.
Entre a sexta-feira (15/10) e o sábado (16/10), segue a probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-90Km/h) e eventual queda de granizo devido a passagem de perturbações atmosféricas (cavados), aliado ao avanço de uma frente fria oceânica e ao transporte de umidade nas regiões sudoeste, centro-norte, leste e sul da região pantaneira. Na região oeste, não se descartam pancadas de chuva isoladas. No domingo (17/10) segue a probabilidade de pancadas de chuvas e tempestades isoladas nas regiões leste e central. Nas regiões pantaneira e sudoeste, tempo firme com variação de nebulosidade.