Equipe Técnica

SECRETÁRIO DE ESTADO – JAIME ELIAS VERRUCK

Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS. Ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).


COORDENADORA – VALESCA RODRIGUEZ FERNANDES

Possui graduação (2010) em Meteorologia, na Universidade Federal de Pelotas, mestrado (2012) em Meteorologia com enfâse em agrometeorologia e modelagem na Universidade Federal de Alagoas (UFAL-ICAT) e doutorado (2018) em Meteorologia no INPE com atuação na área de meteorologia sinótica e climatologia, com enfâse no estudo da atividade convectiva das escalas submensal e intrasazonal. Atuou na área operacional do monitoramento de tempestades severas e previsão de curto/curtíssimo prazo de tempo severo e de tempo. Também, como bolsista pesquisadora no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), na área do monitoramento de secas no Brasil, com enfâse nos índices de seca como SPI, SPEI e IIS. Atualmente, atua como coordenadora do Centro de Monitoramento do tempo e do clima do estado do Mato Grosso do Sul (CEMTEC/SEMADESC).


METEOROLOGISTA – VINICIUS BANDA SPERLING

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2010), mestrado em Meteorologia (2012) pelo Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com ênfase em Sensoriamento Remoto da Atmosfera e doutorado em Meteorologia (2018) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atuando nas áreas de tempestades severas, radares meteorológicos, descargas elétricas atmosféricas e previsão de curto/curtíssimo prazo de tempo severo. Atuou como pesquisador bolsista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) com foco em eventos meteorológicos intensos de curta duração associados a alagamentos na cidade de São Paulo/SP. Atualmente desenvolve atividades como meteorologista operacional do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC/MS) vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).


ASSESSOR TÉCNICO – CARLOS EDUARDO BORGES DANIEL – in memoriam

Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica de Dracena – SP. Licenciado e Bacharel em Geografia, pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Da Área Profissional: Atuou como Técnico em Agropecuária na Área de Fomento e Armazenamento de Grãos na Agrosul. Foi Chefe do Núcleo Técnico/Administrativo de Armazenamento de Grãos da Agrosul e Coordenador de Armazenamento da Agrosul. Foi diretor de Operações  do Complexo Armazenador de Amambai _ EMPAZA – Empresa Armazenadora de Amambaí S/A e  Coordenador Pedagógico e Responsável pelo Projeto Horta e Jardinagem da Escola Municipal de Rochedinho  na Zona Rural. De 09/07/2012 até julho/22, atuou como Assessor Técnico no Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC/MS) vinculado á Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico,Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), sendo responsável pelo Banco de Dados e pela Manutenção Preventiva das Estações Meteorológicas  do Cemtec/Semagro.


 

ASSESSOR TÉCNICO – RAFAEL CARVALHO CHAGAS

 

Possui graduação em Ciência da Computação (2016) pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), atua na administração e controle de dados meteorológicos, trabalhou no INPE por mais de 15 anos passando pelo grupo LABREN onde trabalhou em projetos como SONDA, SWERA e Nitrogen ambos a nível nacional e internacional. Atualmente desenvolve atividades do banco de dados meteorológico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC/MS) vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.