Nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025, analisou-se os dados de precipitação acumulada no estado de Mato Grosso do Sul, a partir de três fontes distintas de dados:
- dados de satélite do produto MERGE/INPE
- dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC
- pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA
Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, observa-se que os maiores acumulados de chuva, entre 120 e 180 mm, ocorreram em municípios das regiões sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul. Em contraste, as regiões Pantaneira, norte e nordeste registraram baixos volumes de precipitação, variando entre 0 e 120 mm, durante os primeiros 15 dias de dezembro de 2025.
Figura 1. Precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.
Na Tabela 1 são apresentados os valores de precipitação acumulada (mm), observados entre os dias 1 a 15 de dezembro de 2025, nas estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC, além dos pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA. Ao comparar os acumulados observados nos primeiros 15 dias de dezembro, com as médias históricas mensais, verifica-se que grande parte dos municípios monitorados registraram volumes de chuva abaixo da média histórica — lembrando que essa média refere-se ao mês completo. O município de Mundo Novo apresentou o maior acumulado no período, com 326,4 mm, valor que representa 81% acima do esperado para todo o mês.
Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 15 dias de dezembro de 2025. Fonte dos dados: CEMADEN, INMET, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, SEMADESC. 
Análise da precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025 no município de Campo Grande/MS
O maior registro de precipitação acumulada em Campo Grande, nos primeiros 15 dias de dezembro de 2025, foi de 220,0 mm, observado na estação meteorológica da UFMS — valor que representa 7% acima da média esperada para todo o mês de dezembro. A média histórica utilizada para comparação é baseada nos dados climatológicos da estação do INMET, localizada na EMBRAPA Gado de Corte, referentes ao período 1981–2010. Ao comparar os valores entre os diferentes pontos de medição oficiais do município, observa-se que as outras estações registraram precipitação acumulada (01 a 15 de dezembro) abaixo da média histórica.
Tabela 2. Precipitação Acumulada Mensal (mm) observada em Campo Grande durante os primeiros 15 dias de dezembro de 2025.
Documento elaborado pela equipe técnica do CEMTEC/SEMADESC.










