No dia 21 de fevereiro de 2022 o estado de Mato Grosso do Sul enfrentou um dia quente e seco, devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica em médios níveis. De forma geral, este sistema meteorológico inibe a formação de nuvens e favorece o aquecimento diurno e como consequência observou-se altas temperaturas (acima de 30°C) e baixa umidade relativa do ar (na maior parte dos municípios observou-se umidade relativa do ar abaixo de 50%), principalmente nas regiões sudoeste e leste do estado.
A seguir nas tabelas observam-se os valores extremos de temperatura máxima do ar e menores umidade relativa do ar observados nos municípios do estado, a partir dos dados das estações meteorológicas do INMET/SEMAGRO.
Após o registro de altas temperaturas do ar (entre 31-35°C) a previsão de tempo indica a manutenção do sistema de alta pressão atmosférica o que resultará em dias quentes e secos em praticamente todo o estado. Conforme as figuras a seguir nota-se que são esperadas, para a tarde de quarta-feira dia 23/02, temperaturas máximas do ar em torno de 35°C para a maioria das regiões do estado podendo ocorrer valores maiores de temperatura do ar na região pantaneira. Destaque para quinta-feira, 24/02, em que a massa de ar quente e seco ganha força sobre o centro sul do Brasil e novamente são esperadas altas temperaturas do ar com máximas em torno de 35-37°C para as regiões pantaneira e sudoeste.
Figura 1. Temperatura do ar no período da tarde (14:00 Hora Local) nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022. Fonte: Modelo GFS/Tropical Tidbits.