No mês de novembro de 2021, em grande parte dos municípios, as chuvas superaram a média histórica, com destaque para a porção norte das regiões centro-norte, leste e pantaneira. Além disso, observou-se tempo severo com chuvas intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento em alguns municípios do estado devido a atuação de frentes frias, passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão), aquecimento diurno, transporte de umidade e, também, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai. Na Figura 1a, observa-se os dados de precipitação acumulada mensal entre 100-300 mm na porção norte das regiões centro-norte, leste e pantaneira. Exceto na porção sul do estado, que as chuvas variariam entre 0-100mm. Segundo a média climatológica, em grande parte dos municípios, o volume de chuvas foi de 100-150%, acima da média climatológica para o período (Figura 1 b). Exceto na porção sul do estado, que as chuvas ficaram abaixo da média climatológica (entre 25-75%).
(a) (b)
Figura 1. Precipitação acumulada (a) e Porcentagem da precipitação do que é esperado para o mês (b) de novembro de 2021. Fonte: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMAGRO.
Na tabela a seguir são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm) das estações meteorológicas do INMET/SEMAGRO. Observa-se 2 municípios com chuvas acima de 200mm/mês.
Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante o mês de novembro de 2021. Fonte dos dados: INMET/SEMAGRO.
Na tabela a seguir são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm) dos pluviômetros do CEMADEN. Observa-se 6 municípios com chuvas acima de 200mm/mês.
Tabela 2. Precipitação Acumulada (mm) observada durante o mês de novembro de 2021. Fonte dos dados: CEMADEN.