Nos primeiros 14 dias de fevereiro de 2023, analisou-se os dados de precipitação no estado de Mato Grosso do Sul, a partir de três fontes de dados: dados de satélite MERGE/INPE, dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC e dos pluviômetros automáticos do CEMADEN. Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, as chuvas ficaram acima da média histórica em todo o estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas entre 120 – 180 mm, com destaque nas regiões centro-sul, leste e nordeste do estado. As chuvas ocorridas estiveram associadas a atuação de frente frias, deslocamento de cavados, disponibilidade de calor e umidade e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
Figura 1. Precipitação acumulada (a) e Porcentagem da precipitação do que é esperado (b) nos primeiros 14 dias de fevereiro de 2023. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.
Na Tabela 1 são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm) entre os dias 01 a 14 de fevereiro de 2023 das estações meteorológicas do INMET, SEMADESC e pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA. Observa-se que nos municípios de Maracaju, Três Lagoas, Corguinho e São Gabriel do Oeste as chuvas ficaram acima de 200 mm no período citado. Por outro lado, os municípios de Porto Murtinho e Coxim observaram-se chuvas abaixo de 57 mm. Além disso, 7 municípios já superaram a média histórica nos primeiros 14 dias de fevereiro de 2023.
Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 14 dias de fevereiro de 2023. Fonte dos dados: INMET, SEMADESC, CEMADEN e ANA.