Nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024, analisou-se os dados de precipitação acumulada no estado de Mato Grosso do Sul, a partir de três fontes distintas de dados:
- dados de satélite do produto MERGE/INPE
- dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC
- pluviômetros automáticos do CEMADEN
Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, os maiores acumulados de chuvas ocorreram nas regiões central, leste, nordeste e extremo norte do estado, onde variam entre 60-120 mm (Figura 1a). Em alguns municípios destas regiões as chuvas ficaram acima da média histórica, representando 75-125% acima da climatologia (Figura 1b). Por outro lado, nas regiões oeste e extremo sul do estado, as chuvas variaram entre 0-40 mm, representando 0-50% abaixo do que é esperado para o mês.
Figura 1. (a) Precipitação acumulada e (b) e Porcentagem da precipitação do que é esperado nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.
Na Tabela 1 são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm), entre os dias 01 a 15 de janeiro de 2024, nas estações meteorológicas do INMET, da SEMADESC, da Embrapa Agropecuária Oeste, além dos pluviômetros automáticos do CEMADEN.
Quando compara-se os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de janeiro com as médias históricas mensais, observa-se que praticamente todos os municípios monitorados encontram-se abaixo da média histórica. Apenas nas estações meteorológicas de Corumbá e Iguatemi ocorreram acumulados de chuva de 178,0 mm e 168,8mm representando 15% e 12% acima do que é esperado para o mês de janeiro todo, respectivamente.
Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 15 dias de janeiro de 2024. Fonte dos dados: CEMADEN, INMET, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, SEMADESC.
O destaque do tempo nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024, no estado do Mato Grosso do Sul, é o calor de até 2°C acima da média histórica, conforme os dados de 1 a 14 de janeiro de 2024 do NCEP (Figura 2). Destaque para região sudoeste do estado, pois no Paraguai a temperatura ficou até 4°C acima da média histórica nesse mesmo período.
Figura 2. Anomalia de temperatura do ar (°C) na superfície para o período de 1 a 14 de janeiro de 2024. Fonte: NCEP/NCAR Reanálises.
Análise da precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024 no município de Campo Grande/MS
O maior registro de precipitação acumulada em Campo Grande, nos primeiros 15 dias de janeiro de 2024, foi 61,4 mm observados na estação meteorológica do INMET, representando 73% abaixo da média esperada para todo o mês de janeiro. A média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do INMET, localizada na EMBRAPA Gado de Corte em Campo Grande, referente ao período 1981-2010. Quando compara-se a outros pontos de medidas oficiais no município, observa-se que todas as medidas oficiais em Campo Grande, tiveram registro de precipitação acumulada, no período entre os dias 01 a 15 de dezembro, abaixo da média histórica.
Tabela 2. Precipitação Acumulada Mensal (mm) observada em Campo Grande durante os primeiros 15 dias de janeiro de 2024.