Nos primeiros 15 dias de julho de 2024, analisou-se os dados de precipitação acumulada no estado de Mato Grosso do Sul, a partir de três fontes distintas de dados:
- dados de satélite do produto MERGE/INPE
- dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC
- pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA
Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, na metade norte do estado, as chuvas ficaram abaixo da média histórica e sem a ocorrência de chuvas nos primeiros 15 dias de julho. Na metade sul do estado ocorreram acumulados de chuvas entre 30-60 mm. Os maiores acumulados de chuvas foram observados na região sudeste do estado com valores entre 50-60 mm.
Figura 1. (a) Precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de julho de 2024. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.
Na Tabela 1 são mostrados os valores observados de precipitação acumulada (mm), entre os dias 01 a 15 de julho de 2024, nas estações meteorológicas do INMET, da SEMADESC, da Embrapa Agropecuária Oeste, além dos pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA.
Quando compara-se os dados de chuva acumulada nos primeiros 15 dias de julho com as médias históricas mensais, observa-se que os 13 municípios analisados, encontram-se com chuvas acima da média histórica. Enquanto que 31 municípios encontram-se abaixo da média histórica. No município de Maracaju registrou-se, até agora, o maior acumulado de chuva, com 75,4 mm, representando 67% acima do que é esperado para todo o mês de julho. Ressalta-se que a média histórica é baseada no mês todo.
Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 15 dias de julho de 2024. Fonte dos dados: CEMADEN, INMET, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, SEMADESC.
Documento elaborado pela equipe técnica do CEMTEC/SEMADESC.