Entre os dias 6 e 07 de outubro chuvas intensas atingiram o Mato Grosso do Sul, consequência da atuação de um cavado em médios níveis, aliado ao transporte de umidade que favoreceu o tempo instável.
As chuvas intensas e tempestades foram acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nestes dias os dados observados ( até às 17 UTC (13HL)) dos acumulados de chuva (mm) e rajada de vento (Km/h) nas estações meteorológicas do INMET e SEMAGRO seguem na Tabela 1.
Observou-se que em Rio Brilhante houve o maior registro de acumulado de chuva de 50 mm e rajada de vento de 57,96 Km/h.
Tabela 1. Chuva Acumulada (mm ) e Rajada de Vento (Km/h) nas estações meteorológicas do INMET e SEMAGRO.
A previsão para os próximos dias (08 a 11/10) é de tempo instável, com probabilidade para pancadas de chuvas de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (30-60Km/h) e eventual queda de granizo nas regiões sudeste, central e leste, e porção sul da região pantaneira devido a passagem de perturbações na atmosfera (cavados), aliado ao fluxo de umidade associado ao jato de baixos níveis. Porém no restante do estado, não se descartam períodos com pancadas de chuva mais intensas com tempestades isoladas. No dia 12/10, a probabilidade é de tempo firme com variação de nebulosidade nas regiões centro-sul. No restante do estado, há probabilidade de pancadas de chuvas e tempestades isoladas.
Conforme aviso do INMET, alerta-se para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. E recomenda-se em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.