Em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul, devido a atuação de um bloqueio atmosférico que favorece o tempo seco, não ocorre chuvas significativas a mais de 30 dias, como visto no mapa a seguir. Na Figura 1 é apresentado o número de dias secos a partir dos dados do MERGE/INPE. Em grande parte do estado, observa-se mais de 24 a 32 dias sem a ocorrência de chuvas (acima de 1mm). Já os municípios de Porto Murtinho, Sonora e Bataguassu são os mais críticos com mais de 32 dias sem chuvas.
Figura 1. Número de dias secos entre os dias de 01 de junho a 24 de julho de 2023. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento dos dados: CEMTEC/SEMADESC.
Além dos dados de satélite, nas tabelas a seguir, são mostrados os dados de chuva, temperatura máxima, rajada de vento e umidade relativa do ar mínima das estações meteorológicas do INMET para o período de 01 de junho a 25 de julho de 2023. Na tabela 1, é possível observar que os municípios mais críticos são Porto Murtinho e Sonora, que estão com 43 e 40 dias sem ocorrência de precipitação (chuvas acima de 1mm), respectivamente.
Tabela 1. Chuva acumulada (mm) entre os dias 01 de junho até 25 de julho, data da ocorrência da última chuva e o número de dias sem a ocorrência de chuva.
Em relação ao tempo seco observado nos últimos dias, foram analisados os dados de umidade relativa do ar mínima, sendo possível verificar que os municípios analisados, encontram-se com umidade relativa do ar abaixo de 30%. (Tabela 2). O município que registrou o menor índice de umidade relativa do ar foi Sonora, que marcou 15% no dia 25 de julho de 2023.
Tabela 2. Umidade relativa do ar mínima (%) observada entre os dias 01 de junho a 25 de julho de 2023.
Na Tabela 3 é apresentado os dados de temperatura máxima e observa-se que nos municípios analisados a temperatura do ar ficou acima de 30°C, sendo a temperatura mais alta de 34,8°C observada em Porto Murtinho no dia 21 de julho de 2023.
Tabela 3. Temperatura máxima (°C) observada entre os dias 01 de junho a 25 de julho de 2023.
Na tabela 4 é apresentado os dados de rajada de vento e observou-se rajadas de vento acima de 30km/h, sendo o maior valor de 56,2 km/h observado nos municípios de Sete Quedas e Paranaíba.
Tabela 4. Rajada de vento observada entre os dias 01 de junho a 25 de julho de 2023.
Baseado nas informações climáticas, observa-se períodos maiores que 30 dias sem chuvas, temperaturas acima de 30°C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e rajadas de vento acima de 30km/h tornando o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais.
Segundo os dados do INPE, analisou-se o risco de fogo para o estado do Mato Grosso do Sul para o dia 29 de julho às 14h (Figura 2). Em grande parte do estado, o risco de fogo é “crítico”, porém em partes da região pantaneira o risco de fogo é “alto”.
Figura 2. Risco de fogo para o dia 29/07 às 14h. Fonte dos dados: INPE. Processamento dos dados: CEMTEC/SEMADESC.