Dados Climatológicos

Os dados climatológicos para que sejam considerados como “Normais Climatológicas”,  devem referir-se a períodos padronizados de trinta anos. De maneira geral, os dados do clima têm maior utilidade quando comparados com valores padrões ou normais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou em maio de 1992, normais climatológicas para todo o Brasil de 1961 a 1990. As normais são obtidas através de cálculos das médias, obedecendo critérios recomendados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Para Mato Grosso do Sul as cidades com dados climatológicos são: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Sendo que para algumas estações localizadas nas cidades citadas, as séries de dados não alcançaram o período padronizado de 30 anos, mas ficavam acima de 15 anos, chamadas assim de “Normais Provisórias”.

A Embrapa (Monitoramento por Satélites) e a ESALQ/USP baseados no levantamento desses dados elaboraram o balanço hídrico climatológico, contendo dados mensais de evapotranspiração real, da deficiência hídrica, do excedente hídrico e do armazenamento de água no solo, além dos dados de temperatura e precipitação.

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.