A aquisição de conhecimentos relativos ao tempo é um objetivo do ramo da ciência denominada meteorologia. Os fenômenos meteorológicos são estudados a partir das observações, experiências e métodos científicos de análise. A observação meteorológica é uma avaliação ou uma medida de um ou vários parâmetros meteorológicos. As observações são sensoriais quando são adquiridas por um observador sem ajuda de instrumentos de medição, e instrumentais, em geral chamadas medições meteorológicas, quando são realizadas com instrumentos meteorológicos.
Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressão atmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc).
A reunião desses instrumentos em um mesmo local, é denominada estação meteorológica. E o conjunto dessas estações distribuídas por uma região, é denominado rede de estações meteorológicas.
Anemógrafo – Registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento com relação ao instrumento e as rajadas (em m/s).
Anemômetro – Mede a velocidade do vento (em m/s) e, em alguns tipos, também a direção (em graus).
Barógrafo – Registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio (mm Hg) ou em milibares (mb).
Barômetro de Mercúrio – Mede a pressão atmosférica em coluna de milímetros de mercúrio (mm Hg) e em hectopascal (hPa).
Evaporímetro de Piche – Mede a evaporação – em mililitro (ml) ou em milímetros de água evaporada – a partir de uma superfície porosa, mantida permanentemente umedecida por água.
Heliógrafo – Registra a insolação ou a duração do brilho solar, em horas e décimos.
Higrógrafo – Registra a umidade do ar, em valores relativos, expressos em porcentagem (%).
Microbarógrafo – Registra continuamente a pressão atmosférica – em milímetros de mercúrio (mm Hg) ou em hectopascal (hPa), numa escala maior que a do Barógrafo, registrando as menores variações de pressão, o que lhe confere maior precisão.
Piranógrafo – Registra continuamente as variações da intensidade da radiação solar global, em cal.cm².mm¹.
Piranômetro – Mede a radiação solar global ou difusa, em cal.cm².mm¹.
Pluviógrafo – Registra a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).
Pluviômetro – Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).
Psicrômetro – Mede a umidade relativa do ar – de modo indireto – em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.
Tanque Evaporimétrico Classe A – Mede a evaporação – em milímetros (mm) – numa superfície livre de água.
Termógrafo – Registra a temperatura do ar, em graus Celsius (°C).
Termohigrógrafo – Registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).
Termômetros de Máxima e Mínima – Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C), ocorridas no dia.
Termômetros de Solo – Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (°C).
(Fonte: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia)
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.