Mato Grosso do Sul vem enfrentando, nos últimos dias, uma onda de calor, juntamente com o tempo muito seco. As estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC vem registrando baixíssimos índices de umidade relativa do ar, com valores entre 15-25% em grande parte dos municípios monitorados. Além da baixa umidade do ar, tem-se registrado temperaturas máximas por volta dos 33-34°C na maioria dos municípios. No dia 03 de agosto de 2023, durante a estação de inverno, Mato Grosso do Sul registrou a maior temperatura máxima do ar de 2023, com 37,5°C em Porto Murtinho. Porém, a previsão indica que este recorde de temperatura máxima do ano de 2023 possa ser quebrado ao longo dos próximos dias em Mato Grosso do Sul.
Dados meteorológicos observados no dia 03 de agosto de 2023 em Mato Grosso do Sul.
A partir do próximo domingo (06/08) e ao longo da próxima semana os modelos numéricos de previsão de tempo indicam temperaturas máximas por volta dos 40°C na região pantaneira do Estado e, nas demais regiões, as temperaturas devem ultrapassar os 33-34°C. Na capital do Estado os termômetros devem registrar valores próximos dos 34-35°C. Toda essa situação atmosférica é causada pela atuação de uma intensa massa de ar seco e quente, ou seja, o sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas aliado a um bloqueio atmosférico em médios níveis. Não há previsão de chuvas significativas na próxima semana e o tempo deve seguir quente e seco em Mato Grosso do Sul.
Previsão de temperatura máxima do ar para segunda-feira (07/08): Modelo ECMWF
Portanto, devido às condições meteorológicas apresentadas, o ambiente atmosférico fica propício para a ocorrência de incêndios florestais. Também deve-se ter cuidados especiais com a saúde humana, dos animais e das plantas. Seguem as seguintes recomendações com a saúde humana para minimizar os efeitos do tempo quente e seco:
– umidificar os ambientes;
– beber bastante líquido;
– usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
– evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia;
– quando possível permanecer em locais protegidos do sol;
– obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);