No Hemisfério Sul, o outono inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 11h33min em MS (12hs33min – horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho de 2022. É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas se tornam mais escassas e a estação também é caracterizada pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, sendo observadas a formação de fenômenos meteorológicos, como nevoeiros, geadas e friagem. Além disso, são observadas grandes amplitudes térmicas (diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia) onde durante a manhã observa-se temperaturas mais amenas e durante a tarde temos um aquecimento mais pronunciado devido a atuação da massa de ar mais seca.
A média climatológica para o trimestre de Abril-Maio-Junho (AMJ) indica que as chuvas variam entre 200 a 300mm, em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul. Já nas regiões nordeste (município dentro desta região, Paranaíba) e noroeste (Corumbá) do estado as chuvas variam entre 100 a 200mm e no extremo sul da região sul (Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí) entre 300 a 400 mm (Figura 1).
Figura 1. Média climatológica para o trimestre Abril-Maio-Junho (AMJ). Fonte de dados: INMET.
De acordo com os modelos climáticos, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica (indicado pelos tons na cor laranja na Figura 2). Segundo a NOAA, a previsão indica manutenção da La Ninã até maio (80%) e, provavelmente, irá influenciar nas condições de tempo no outono. Durante a atuação da La Ninã tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Após, as previsões indicam uma fase de neutralidade das anomalias da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica devido a atuação da La Niña, (58% de probabilidade para Abril-Maio-Junho, conforme Tabela 1), que é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do oceano Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam no regime das chuvas.
Figura 2. Previsão Probabilística “Multi-Model Emsemble” da Precipitação Acumulada para o trimestre AMJ de 2022. Fonte: WMO.
Tabela 1. Previsão probabilística do El Niño Oscilação Sul (ENOS) trimestral. Fonte: CPC/IRI.
Conforme a previsão climática de uma combinação de modelos (Figura 3), indica que, em grande parte do estado, as temperaturas do ar devem ficar dentro da média climatológica. Na região noroeste do estado (municípios de Corumbá, Aquidauana) há probabilidade que as temperaturas ficarão ligeiramente acima (40-50% indicado pela cor amarelo claro) da climatologia. Por outro lado, na região extremo sul (como por exemplo, Mundo Novo, Japorã, Eldorado), as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo (40-50% indicado pela cor azul claro) da climatologia.
Figura 3. Previsão Probabilística “Multi-Model Emsemble” da Temperatura do ar em 2m para o trimestre AMJ de 2022. Fonte: WMO.