O verão no Hemisfério Sul inicia-se no dia 21 de dezembro de 2021 às 12h59 (horário de Brasília) e termina em 20 de março de 2022. Climatologicamente, o período é caracterizado pela altas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos. Além disso, nessa estação, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar em um dos hemisférios. Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde.
A média climatológica para o trimestre de Janeiro-Fevereiro-Março (JFM) indica que as chuvas variam entre 300 a 700 mm no estado do Mato Grosso do Sul (Figura 1). Em grande parte do estado, os acumulados de chuvas variam entre 400 a 500mm. Exceto na porção norte das regiões centro-norte e leste, os acumulados de chuva variam entre 500 a 700 mm e em Ladário e Porto Murtinho que varia entre 300 a 400 mm.
Figura 1. Média climatológica para o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março (JFM) de 2022. Fonte de dados: MERGE/CPTEC/INPE. Processamento dos dados: CEMTEC/SEMAGRO.
De acordo com os modelos, a previsão indica que as chuvas ficarão abaixo (indicado pela cor amarelo – 40-60% ) ou dentro da média climatológica (Figura 2). Esta previsão, também, se deve a atuação da La Niña, que é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de precipitação
Figura 2. Previsão Sazonal ECMWF para o trimestre de Janeiro-Feveiro-Março de 2022. Fonte: ECMWF.
Conforme indicado na figura a seguir, em relação as temperaturas, a previsão indica que em grande parte do estado, as temperaturas devem ficar acima (indicado pela cor amarelo claro) da média climatológica para o trimestre de Janeiro-Fevereiro-Março de 2022 (Figura 3).
Figura 3. Previsão Probabilística “Multi-Model Emsemble”. Fonte: WMO.