No dia 13 de dezembro de 2023, atingiu-se 100% de operação das estações meteorológicas automáticas (EMA) do estado do Mato Grosso do Sul, sendo 27 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e 15 estações da Secretaria de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), totalizando 42 estações meteorológicas distribuídas estrategicamente no estado.
Durante os anos de 2022 e 2023, o CEMTEC/MS e o INMET fizeram um minucioso trabalho de recuperação da rede meteorológica do MS realizando tanto manutenções preventivas como as manutenções corretivas. A maior parte das estações apresentava algum tipo de defeito quanto a geração de energia, sendo o sistema composto por 2 baterias, painel solar e reguladores de carga. Foi necessário a substituição de vários painéis solares, sendo que alguns deles tinham entre 10 a 15 anos de uso em campo. O trabalho realizado pelo CEMTEC/MS teve apoio fundamental dos técnicos do Laboratório de Instrumentos Meteorológicos (LAIME) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) onde, remotamente, auxiliaram o centro estadual em pontos mais complicados da reestruturação das estações meteorológicas. A parceria entre as instituições foi fundamental e o resultado proporcionou atingir níveis históricos de operação da rede meteorológica estadual. Abaixo, segue algumas das atividades realizadas na estações (Figuras a seguir):
- limpeza do painel solar, do pluviômetro, do radiômetro solar com troca da sílica, limpeza da entrada de ar do barômetro, limpeza do abrigo meteorológico, dos sensores de temperatura e umidade relativa do ar.
- os cabos foram presos ao mastro, pedestal e MAWS com intuito de proteção dos cabos no momento da roçada das áreas verdes das estações meteorológicas;
- recuperação de vários canos de proteção dos cabos do pluviômetro, do radiômetro, da antena via satélite dentre outros cabos;
- substituição dos equipamentos de transmissão de dados (tecnologia 2G foi substituída pela tecnologia 4G para estações que transmitem via sinal GSM;
- troca de baterias;
- troca de painéis solares;
- troca de reguladores de carga;
- download de dados in situ;
- desobstrução e troca de alguns pluviômetros (sensores automáticos de chuva);
- entre outras atividades;
Figura 1. Estação Meteorológica de Bataguassu/MS – INMET A759.
Figura 2. Pluviômetros das estações meteorológicas de Itaquiraí e Água Clara- INMET A752 e INMET A756.
Figura 3. Radiômetro solar da estação meteorológica de Ribas do Rio Pardo – SEMADESC S715.
Figura 4. Troca do painel solar da estação meteorológica de Amambai – INMET A750.
No mês de dezembro de 2023, foi lançado um edital para ampliação da rede meteorológica estadual, com intuito de ampliar, estrategicamente, a cobertura espacial das estações meteorológicas no estado do Mato Grosso do Sul. As estações meteorológicas são de suma importância, pois seus dados subsidiam a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado do Mato Grosso do Sul baseada em informações meteorológicas e climáticas precisas.
Destaca-se que, com a ampliação da rede de dados meteorológicos, a SEMADESC cumpra seus objetivos e compromissos com a meteorologia estadual, nacional e internacional apoiando, também, em decisões estratégicas e nas atividades econômicas que dependem diretamente da variabilidade do clima.