O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca. Este acompanhamento é feito mensalmente e divulgado por meio de um Mapa do Monitor de Secas, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução das condições de seca na região.
Este processo tem como objetivo integrar o conhecimento técnico e científico já existente nas diferentes instituições estaduais e federais para um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e temporal, além dos seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos.
O monitor tem como finalidade, também, servir como subsídio para os tomadores de decisão, além de ajudar na melhoria do alerta precoce e a previsão de secas.
O estado do Mato Grosso do Sul, passou a participar como validador do mapa a partir de agosto de 2020.
Para mais informações sobre o Monitor de Secas, clique aqui.
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.