No dia 12 de setembro de 2023 uma intensa tempestade convectiva isolada pré-frontal atingiu o município de Corumbá/MS gerando fortes rajadas de vento com alto impacto no município. Este tipo de tempestade se forma dentro do setor quente, qual chamamos de situação pré-frontal, ou seja, antes da passagem da frente fria.
A estação meteorológica do INMET registrou, entre as 14:00 e 15:00 horas local, rajada de vento de 90,36 km/h e 13,2 mm de chuva acumulada. A temperatura atingiu os 36,3°C antes do temporal e caiu para 22°C após a passagem da tempestade, ou seja, uma queda de 14,3°C. Na madrugada do dia 12 de setembro de 2023 a menor temperatura registrada em Corumbá foi de 28,2°C entre as 06:00 e 07:00 horas local, evidenciando uma situação de calor e abafamento.
Já utilizando os dados do aeroporto de Corumbá/MS, foi identificado uma rajada de vento de 107,4 km/h às 14:25 hora local. O pluviômetro do CEMADEN registrou 19 mm de chuva acumulada durante o temporal. A chuva esperada para todo o mês de setembro em Corumbá/MS é 41,6 mm, ou seja, a chuva acumulada não foi o destaque deste temporal mas sim as fortes rajadas de vento.
Na imagem de satélite é possível verificar a tempestade convectiva isolada que ocorreu exatamente sobre a área urbana do município de Corumbá. É característica comum de intensas tempestades convectivas isoladas gerar fortes rajadas de vento, chuva intensa geralmente de rápida duração e até mesmo queda de granizo. Portanto, todos os dados analisados apontam para ocorrência de uma intensa tempestade convectiva que, segundo alguns vídeos, chegou a gerar uma nuvem funil, porém sem a confirmação que tocou o solo para configurar um tornado e, também, sem a confirmação que tocou a água para configurar uma tromba da água. A nuvem funil ocorre como se fosse um prolongamento da base da nuvem do tipo Cumulonimbus, que devido a grande diferença de velocidade e direção do vento, pode gerar os vórtices. Os vórtices ocorrem na base da nuvem de tempestade devido a forte velocidade dos ventos.
Figura 1. Imagem de satélite do canal infravermelho do dia 12 de setembro às 18UTC. Fonte da imagem: RealEarth.
A previsão ao longo do dia 13/09 é de tempo instável, com probabilidade para ocorrência de chuvas e tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade.
No dia de hoje deve ocorrer o fenômeno chamado de “mínimas invertidas”, onde elas são observadas à noite, devido ao avanço da frente fria. São previstas temperaturas mínimas entre 10-12°C, com destaque na região sul do estado.
Figura 2. Temperatura do ar ocorrida às 21HL. Fonte da imagem: Weathernerds.